Tdt começa oficialmente a 29 de Abril próximo




A Portugal Telecom anunciou hoje a data de arranque oficial da Tdt Portuguesa,sendo ela o dia 29 de Abril deste ano de 2009.
Segundo a mesma o começo oficial será feito em 8 a 12 localidades,podendo-se ver pelo mapa que a Pt disponibiliza no seu novo site creado para a TDT que as localidades abrangidas irão sempre pelo litoral de uma zona situada a norte do Porto até um pouco a sul de Setúbal,estando também abrangidas nesta primeira fase parte do território dos Açores e da Madeira.
Por outro lado a Pt afirma que até ao fim do ano disponibilizara cobertura em 80% do território.
No que concerna ao preço dos receptores de Tdt(para quem não tenha tvs com tuner dvb-t mpeg-4),irão desde os básicos a 50 euros até algumas centenas de Euros pelos receptores topos de gama.
De recordar que o apagão analógico na Europa terá de ser feito até 1 de Janeiro de 2012,sendo que a PT já anunciou que apagão será feito em Portugal um ano antes,ou seja a 1 de Janeiro de 2011.
Para os mais desatentos recordo que a tdt já está em testes desde Outubro através do emissor de Palmela,tendo também ja feito alguns testes através do emissor de Monsanto segundo relatos em vários foruns.
Por outro lado é de esperar o inicio dos testes nos próximos dias no emissor do Monte da Virgem.
Para concluir esta info volto a recordar que a Tdt livre terá um total de 6 serviços no Continente e 7 nas Ilhas,sendo esses serviços os 4 canais terrestres da actualidade,indo-se juntar a eles o novo canal5 e um canal HD com conexão intercalada com os 5 operadores livres,por fim nas Ilhas a estes 6 serviços juntam-se a Rtp Açores e a Rtp Madeira.


SATMEDIA 12.01.09

0 comentários: