TBS em aberto provisório no Astra1


As versões Franceses dos canais da TBS Turner Broadcast,estão em fta provisório nos 19,2ºeste.
Assim desde esta tarde é possivel ver em Fta as versões Francesas dos famosos TCM,CARTOON NETWORK e BOOMERANG.
Este Fta tal como indiquei acima é de forma provisória podendo codificar a qualquer momento.
Parametros:

Zap:

Rtvi em aberto via Hotbird

O mini pacote Russo RTVI esta em aberto provisório via hotbird 13ºeste.
O Rtvi difunde um total de 5 canais com programação variada made in Russia.
Os canais em questão são os generalistas Rtvi Europa,Rtvi medio Oriente e Rtvi Detski Mir, e os canais de cinema TeleKlub e Nashe Kino.
O Rtvi tem sido vitima de varios ataques dos Hackers através de DCW quase diárias,mas para todos os que não conhecam estes canais tem agora esta oportunidade que já vem sendo hábito por estas datas.
PARAMETROS:

ZAP:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/rtvi-middle-eastrtvi.html
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/rtvi-nashe-kinortvi.html
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/rtvi-europertvi.html
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/rtvi-detski-mirteleklubrtvi.html

SATMEDIA 31.12.08

Tele Melody e Boomerang France em Fta no Hotbird



Os canais Tele Melody e Boomerang France estão em aberto desde a tarde de ontem via hotbird 13ºeste.
Este fta resulta do fim do pacote Tps.
Os canais em questão deverão ser desligados já amanhã ou o mais tardar durante o fim de semana.
Por outro lado também há de destacar o facto do canal W9 estar a difundir codificado no velho Tpscrypt segundo teste feito a pouco.
Parametros de difusão:

Zapping:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/w9tps.html

Novos parametros Tve no Hotbird

Mais uma vez venho relembrar que os canais da Rtve via Hotbird mudaram de frequencia nos 13ºeste.
Assim e para salvaguardar alguma quebra de serviço quem ainda não fez a nova sintonização,pode receber agora os canais Tve int Europa,Tve int Asia e Tve 24 Horas no txp da British Telecom (11727MHz Vertical Sr27500 fec 3/4).
Os serviços Rtve na antiga freq. dos 11785MHz serão descontinuados a 1 de Janeiro.

SATMEDIA 30.12.08

Nrj12 livre poderá ter os dias contados


Tal como tinha previsto aqui no satmedia aquando do fim da difusão livre do Nrj Hits a algumas semanas atrás,o canal de séries , filmes e musica Françês NRJ12 poderá deixar de difundir em aberto nos 13ºeste do Hotbird.
Esta situação é previsivel já que o canal que embora tenha difusão livre tem como destino o operador Tps,operador esse que cessou hoje difusão via satélite.
Para dificultar ainda mais a permanencia do canal em Fta,o operador de pago Françês Bis subiu o canal a alguns dias atrás num dos seus txp,tendo no entanto codificado o sinal.
Dado todas estas situações é de prever o fim de difusão em aberto deste canal nos próximos dias,o que será uma grande perda dado ser um excelente canal que ainda para mais difunde em 16:9 com um bit rate excepcional.

SATMEDIA 30.12.08

O fim do canal Fun tv

Com o fim hoje do Tps o canal de entretenimento Fun Tv encerrou as suas actividades.
O canal Fun Tv que já contava com 11 anos de existencia ,deixou de existir devido ao desinteresse do novo propriétario do agora extinto Tps ,o CANALSAT,mas também devido as fracas audiencias deste canal no interior do Tps o que também fez o M6 não lutar mais pela existencia deste canal e decidiu concentra-se num novo projecto de nome M6 MUSIC CLUB,projecto esse já anunciado aqui no weblog Satmedia.
Por outro lado o fim do Tps também fez uma segunda vitima,esta de nome Meteo Express e que pouco utilidade tinha.
Depois de muitos temores e rumores que indicavam o fim de dezenas de canais devido ao Canalsat,no fim constatou-se que não passaram destes 2 e de outros tantos extintos a um par de meses atrás.

SATMEDIA 30.12.08

TPS deixou hoje de existir


Eram cerca do meio dia quando o capitulo Tps foi encerrado.
Assim por volta do meio dia de hoje Terça 30 de Dezembro de 2008 foram desligados todos os canais do Tps a excepção do canal mãe Tps Star que segundo as observações feitas aqui na Satmedia,foi desligado um pouco mais tarde.
Todos os Txp alugados a 100% pelo Tps estão agora desocupados,sendo eles referentes as frequencias 10834,10873,10911 e 11662Mhz.
No entanto todos os canais que o operador usava com uplink em Txps externos continuam em difusão,tendo principal destaque os 3 que eram operados nos 11034Mhz referentes a Globecast que estão agora em fta temporário,sendo eles o W9,TELEMELODY e Boomerang France,canais esses que deverão ser desligados entre hoje e amanhã e que só não foram desligados porque essa missão compete a Globecast e não ao Tps,que só se limitou a retirar a codificação baseada em Viacess 2.5.
Os restantes canais usados pelo tps e ainda em difusão deverão ter os seguintes desfeixos:
10971MHz-BABY TV-este canal deverá se manter em difusão pois é o uplink a varios operadores Europeus de tv de pago.
11034MHz-TELEMELODY,W9,BOOMERANG e MTV BASE-deverão ser desligados muito em breve já que só estavam para servir o tps,ficam a espera do desligamento por parte da globecast.
11054MHz-MTV FRANCE e GAMEONE-canais poderão continuar a difundir já que também fazem de uplink a operadores de cabo Franceses.
11075MHz-VH1-deverá proseguir pois faz de uplink a operadores de cabo Franceses.
11117MHz-BBC PRIME-o canal poderá ser desligado pois este uplink era reservado ao Tps
11411MHz-MTV PULSE e MTV IDOL-estes canais deverão ser desligados pois eram somente válidos para o Tps
11585MHz-NRJ12-este canal deverá ser desligado em breve já que já foi subido pelo Bis em txp próprio.

Quanto a outros canais Franceses do Hotbird tal como o Bfm,Direct8,Tv8 e Nt1 todos eles permanecerão em antena já que são canais que estão presentes de forma própria e nem sequer eram parte integrante da grelha do Tps,o mesmo se poderá dizer ao codificado Mezzo,que embora fosse parte do Tps também usa o seu txp como uplink para toda a Europa.

Resta dizer obrigado por tudo Tps...


SATMEDIA 30.12.08

Wrestling na Sport Tv3 a partir de 1 de Janeiro


O operador de canais desportivos Sport Tv assegurou os direitos em exclusivo de 2 das maiores ligas Americanas de Wrestling.
As ligas em causa são a ECM e a RAW,sendo que as transmissões terão lugar as Sextas e Sabados na Sport Tv3 .
De recordar que até aqui estes duas ligas da WWE eram de difusão exclusiva na Sic Radical e com magazine aos Sabados de manhã na Tvi,sendo de destacar que a partir de agora a Sic Radical ficara somente com um magazine semanal,já que o canal está em contenção de despesas e segundo dirigentes do mesmo a Luta Livre Americana já teve dias melhores no que concerna a audiências.

SATMEDIA 30.12.08

Nba em aberto nos 16ºeste


Os 16ºeste do Eutelsat w2através de varios canais Macedónios continuam a ser uma caixinha de surpresas.
Devido a ser um País novo e haver uma inexistencia de operadores de tv por assinatura ,os canais de tv generalista da Macedónia teem contractado excelentes acontecimentos desportivos a escala mundial.
Depois do canal Sitel ter difundido de Setembro ao passado mês de Novembro 2 jogos em aberto por jornada da Liga Espanhola de Futebol,situação essa entretanto quebrada devido a imposição de vários operadores de pago existentes nesse mesmo satélite,nomeadamente a Albanesa Digitalb,o que obrigou a Sitel a meter os jogos no canal Sitel3,canal esse com difusão via satélite em codificado,já que somente usa o satélite para abastecer os retransmissores terrestres na Macedónia,e depois do canal Alpha Tv difundir 2 a 3 jogos por jornada da Liga de Futebol Holandesa,eis que o mesmo Alpha Tv Macedonia começou no passado Sabado a difundir 1 jogo por jornada em directo da liga Americana de Basket NBA.
O canal tem contractado até agora jogos até inicio de março,sendo que as transmissões se farão sempre nas madrugadas de Sexta para Sabado.
Aqui deixo o calendário:
03 janeiro - Toronto vs Houston 00:00
10 Janeiro -Cleveland - Boston 01:00
17 janeiro Philadelphia - San Antonio 00:00
24 janeiro Detroit - Dalas 00:00
31 janeiro Nova Orleans - Golden States 02:30
07 fevereiro New York- Boston 00:30
21 fevereiro Houston - Dalas 01:30
28 fevereiro Denver - LA Lakers 02:00
07 março Toronto - Miami 00:00

O Alpha Tv Macedonia tem difusão em aberto nos 16ºeste do Eutelsat w2,tendo os seguintes parametros:

Zapping:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/alpha-tv-macedoniaeutelsat-w2-16este.html
SATMEDIA 30.12.08

DM Digital Arabia continua a dança de transponders

A versão Arabe do canal Hindu DM DIGITAL,continua a trocar constantemente de txp.
Ao contrário de que muitos possam pensar o problema não é deles,mas sim dos operadores que teem contractado.
O canal começou por difundir via Hotbird 13ºeste num txp da Espanhola TSA Telefonica,tendo pouco depois passado para o txp da mesma Telefónica via 9ºeste com o argumento dado de pouparem dinheiro devido a difusão nos 9ºeste ser mais económico que a difusão nos 13ºeste,já que durante 2008 e devido a grande audiencia e o pouco espaço restante no hotbird a Eutelsat decidiu aumentar o aluguer nos txps,medida que também pretende encorajar alguns canais a apostarem no até agora muribundo Eurobird 9ºeste.
Mas dado que a audiencia era nula a Dm Arabia pediu a Telefonica para que lhes voltasse a ligar o sinal via Hotbird,a situação permaneceu calma até que a telefonica decidiu vender os seus 2 txps via hotbird,um a Sky Italia e o outro a British Telecom,situação que obrigou o canal a alugar espaço pela Telecom Alemã através dos 10853Mhz,mas agora que a situação parecia resolvida eis que já surge em rodapé a msg que o Dm Digital Arabia ira mudar nos próximos dias para os 11604MHz,txp esse também pertencente a telecom Alemã,o que faz deduzir que a responsabilidade de nova mudança seja do operador Alemão.
É caso para dizer,haja paciencia até parece que não querem operar o canal Dm Arabia...
Dados técnicos até 31 de dezembro:

Zapping:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/dm-digital-arabiahotbirdt-systems.html
SATMEDIA 30.12.08

Mais 2 canais Tamil no Hotbird


Embora os canais de origem Hindu e Tamil estejam a ter estreia nos 9ºeste devido ao agravamento dos preços do Hotbird que se deve ao pouco espaço nos 13ºeste,2 novos canais de origem Tamil chegaram aos 13ºeste .
O primeiro não se trata de uma novidade a 100% já que o canal já esteve presente ainda a bem pouco tempo no hotbird,o canal de nome Gtv Thendral Tv é de origem Tamil e tem como objectivo atrair a atenção da forte comunidade Tamil residente na Europa para uma possivel codificação a breve trecho.
O segundo canal por agora ainda em provas designa-se por GTV Global Tamil Tv sendo de esperar que pertença ao mesmo operador,embora o primeiro seja distribuido pela British Telecom e o segundo pela telecom Alemã.
Dados técnicos:

Zapping:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/gtv-thendralhotbirdbritish-telecom.html

Shant Tv a Armenia via Hotbird

Desde a alguns dias atrás já é possivel ver a mais recente coqueluxe da tv privada Armena.
O novo canal de nome Shant Tv promete programação de alta qualidade como se pode deduzir pelo seu excelente sitio internet.
O Shant Tv tem como seu maior trunfo os direitos de difusão dos espectaculos sensuais da Victoria Secrets,programa esse onde se pode ver as mais belas manequins globais com lingeries muito sensuais.
O canal contractou o seu uplink pela francesa Globecast através do seu teleporto Parisiense,sendo que o Uplink original que faz a ligação da Armenia até Paris esta localizado nos 10ºeste do W1 com difusão na norma Dvb-s2.
Mas no que interessa ao grande publico o Shant Tv tem difusão nos 13ºeste do Hotbird,tendo os seguintes dados técnicos:

+ Zapping em:

Futebol na tv satélite:Terça 30 Dezembro


20.00-Hull City vs Aston Villa
>Sport tv1-Hispasat 30ºoeste

SATMEDIA 29.12.08

Futebol na tv satélite:Segunda 29 Dezembro


20.00-Manchester United vs Boro
>Sport Tv1-Hispasat 30ºoeste

SATMEDIA 29.12.08

Mdr Klassik a 5 de janeiro via Astra1


A MDR Klassik começa a difundir no satélite Astra1 a partir de segunda-feira, 5 Janeiro de 2009, às 05.00 da manhã segundo informa a imprensa Alemã de hoje .
A MDR Klassik, será assim a primeira estação de rádio digital da Rádio Central alemã Mdr a ser difundida, também via satélite digital (DVB-S).
Até agora este projecto só era recebido em digital via Dab Alemão,sistema esse difundido na banda3 de VHf.

A MDR KLASSIK vai ter difusão no txp da Ard Digital nos 19,2° este(Transponder 93, 12.266 GHz horizontal, SR 27.500, FEC 3/4).

SATMEDIA 29.12.08

Dorcel Tv no Canalsat a 20 de Janeiro próximo


O canal televisivo do realizador porno Marc Dorcel de nome DORCEL TV,vai chegar aos assinantes do operador Françês de tv por satélite Canalsat a partir de 20 de Janeiro próximo.
O Dorcel Tv irá ocupar a posição 223 da grelha do Canalsat,passando o canal porno Homessexual Pink x Tv a ocupar a posição 224.
O canal vai estar disponivel aos assinantes da opção Horizons(xxl,action,...) por 12 Euros mês,ou então de forma isolada com valor ainda não determinado.
O canalsat difunde um vasto pacote de tv por assinatura via satélites Astra1 nos 19,2ºeste.

SATMEDIA 29.12.08

Bbc World News em 16:9 a 13 de Janeiro


O canal internacional informativo do operador estatal Británico BBC vai passar a difundir em 16:9 a partir de 13 de Janeiro de 2009.
O canal que pode ser encontrado em Fta em satélites como o Hispasat 30ºoeste,Hotbird 13ºeste,Astra1 19,2ºeste...,vai assim deixar de difundir no formato standard 4:3 para ficar no cada vez mais actual formato 16:9.
De realçar que o formato 16:9 está a ganhar pontos nos principais canais via satélite,com a recente adesão do operador Alemão RTL e a adesão em breve do France3.

SATMEDIA 29.12.08

Antena3 vai mudar a designação e logo dos seus canais temáticos


O operador privado Espanhol Antena3 vai mudar já a partir de 1 de Janeiro a designação e os logos dos seus 2 canais temáticos,canais esses que difundem na Tdt Espanhola.
Os canais em questão Antena3 neox e Antena3 Nova vão passar a designar-se como NEOX8 e NOVA9.
Esta mudança surge na intenção do operador fazer destes 2 canais os primeiros da grelha temática da tdt espanhola já que normalmente os canais do 1 ao 6 são os terrestres analógicos(tve1,tve2,a3,cuatro,t5,sexta),no 7 usualmente está o autonómico ficando assim espaço livre para estes 2 canais do Grupo Antena3,o que não deixa de ser uma jogada bem feita pelo operador Espanhol.
Agora falta saber se o espectador adere a esta ideia da Antena3.

SATMEDIA 29.12.08

Disney Channel Portugal em aberto no Hispasat no próximo fim de semana


O canal Disney Channel Portugal vai poder ser seguido de 1 a 4 de Janeiro em aberto nos 30ºoeste do Hispasat.
O Disney Channel poderá ser encontrado no canal programação da Zon Tv Cabo em ecrã quase inteiro,ficando somente um pequeno rodapé de pub a Zon Tv Cabo.
Depois de ter estado da mesma forma o canal disney cinemagic nos passados dias 23,24,25 e 26,eis que desta feita a Zon Tv Cabo decide dar este brinde de Ano Novo.
O disney Channel poderá ser assim seguido no canal Programação nos 11771MHz Hor 27500 do Hispasat.
No momento que escrevo esta info a Zon Tv cabo tem em difusão no canal Programação o canal Infantil Nickelodeon Portugal do grupo Viacom.

SATMEDIA 29.12.08

MediaPro poderá lançar mais canais Locais em Portugal




Dado o exito obtido com o Porto Canal,canal esse que obteve este ano uma facturação de 1,5 milhões de Euros,o que representa um acréscimo de 200 mil euros em relação a 2007,os directores do operador responsável pelo Porto Canal ou seja a Mediapro através da filial Portuguesa MediaLuso,tem em vista o lançamento de 3 novos canais locais a médio prazo.
Segundo o que a Satmedia pode saber os canais serão destinados as regiões de Lisboa,Algarve e Madeira,devendo ter difusão pelas mesmas vias actualmente usadas pelo Porto Canal.
De recordar que o Porto Canal pode ser visto através da plataforma satélite e cabo Zon Tv Cabo.

SATMEDIA 29.12.08

Novelas da Globo na Rai




Segundo o diario Paulista "folha de são Paulo" a Tv Globo terá assinado com o operador estatal Italiano Rai um contracto para a Rai passar a partir de agora as novelas da Globo no mercado televisivo Italiano.
Segundo a mesma fonte o primeiro fruto deste acordo será a telenovela de sucesso "Páginas da vida",novela essa já emitida aqui em portugal via Sic a mais de 1 ano.
De recordar que já em tempos o mercado Televisivo Italiano tinha tido a difusão de algumas novelas da Globo,tendo na altura tido difusão 3 grandes exitos das novelas da globo através do canal Rete4 do grupo mediaset.

SATMEDIA 29.12.08

Cnn+ agora em aberto no Hispasat


O canal 100% noticias do grupo Prisa CNN+,esta desde a alguns dias a difundir em aberto nos 30ºoeste do Hispasat,através da plataforma digital Digital+.
O canal que foi o primeiro dedicado a noticias no mercado Espanhol surgiu de uma joint -venture do grupo prisa e do grupo Turner detentor da Cnn ,corria a decada de 90.
Não se sabe se o canal vai permanecer em aberto mas o mais provavel é que codifique já que via Astra o canal permanece codificado e no próprio Hispasat continua a sair com a Id codificada.
Dados técnicos:

Zapping do canal:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/cnndigital.html
SATMEDIA 28.12.08

M6 e W9 em aberto nos 5ºoeste

Desde o passado dia 23 está disponivel na oferta do Bis via Atlantic Bird3 5ºoeste os 2 canais generalistas do grupo M6,M6 e W9.
Os canais ja tinham feita a sua aparição na oferta do Bis via Hotbird, 2 dias antes como informamos na hora aqui no Satmedia,mas desta feita trata-se de uma chegada com outro sabor,já que os canais começaram nos 5ºoeste de forma Livre.
Este Fta deverá ser eventual não se sabendo assim quanto tempo assim permanecerão estes dois canais,mas enquanto estiverem livres é de aproveitar pois são dois excelentes canais em especial pelo W9,pois este canal não tem difusão livre em qualquer satélite,já o M6 tem difusão livre em analógico nos mesmos 5ºoeste e tem também a versão Suiça em aberto nos 7ºeste,neste caso já em digital mpeg-2.
De destacar ainda o facto de o Bis oferecer desde a umas semanas em regime livre o canal Tmc,mas neste caso a difusão livre deve-se ao facto de o canal estar a fazer o switch-off do analógico já em Janeiro próximo.
Para finalizar o unico ponto fraco desta dupla novidade é mesmo a qualidade de Bit Rate,que por sinal é deveras fraca,sem duvida um ponto menos para o Bis Tv.
DADOS DOS CANAIS:

ZAPPING DOS CANAIS:
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/m6bis.html
http://sat-zap.blogspot.com/2008/12/w9bis.html

SATMEDIA 28.12.08

Dvb-s2 começa a impor-se ao Dvb-s


A nova norma Dvb-s2 mpeg-4 está cada dia mais a se impor a norma standard Dvb-s mpeg-2.
A norma Dvb-s2 é conhecida entre nós por ser utilizada pelo operador de pago Meo.
No que concerna a difusão de canais livres o numero de canais nesta norma são ainda dezenas entre os milhares de canais livres via satélite,mas uma coisa é certa nos ultimos meses tem se sentido forte evolução nesta temática,já se estando a notar canais a difundir exclusivamente nesta nova norma,como são o caso de alguns Ucranianos no Sirius4 ou um ou outro Italiano no Atlantic Bird3.
A grande vantagem do Dvb-s2 em relação ao standard Dvb-s é o facto de se poder colocar mais canais por txp usando a mesma compressão,sendo assim possivel colocar 18 a 20 canais com a mesma qualidade de 9 ou 10 no formato standard,tal medida poderá assim a médio prazo dobrar a capacidade de cada satélite e possibilitar por exemplo cada operador alargar a sua oferta sem ter que gastar mais para alugar espaço via satélite.
De momento os receptores estão na generalidade na casa dos 200 Euros ou +,mas já se começa a encontrar alguns bons receivers na casa dos 150 euros.
Com certeza se advinha uma revolução tal como se sucedeu a uns anos no inicio da passagem de analógico a digital standard.

Podem encontrar agora na web um site feito por um colega Espanhol,onde podem consultar toda a info dos canais a emitir actualmente em Dvb-s2 fta via satélite.
Toda a info em :
http://www.nowsat.info/

SATMEDIA 28.12.08

Orange France chega ao Astra1


Depois de ter começado difusão via Atlantic Bird 5ºoeste e Hotbird 13ºeste,o pacote de tv codificada do operador Françês France Telecom ORANGE,começou nos 19,2ºeste do Astra 1L.
O operador na sua versão Astra decidiu colocar os canais na norma DVB-S2 MPEG-4,ao contrario das versões Atlantic Bird e Hotbird,por onde os canais difundem na norma standard DVB-S MPEG-2.
Os canais estão em difusão no antigo txp analógico dos 11171MHz 22000 5/6,tendo em difusão os seguintes canais: Orange Foot, Orange Cinemax, Orange, Cine Happy, Orange Cine Choc, Orange Cine Novo, Orange Cine Geants, Orange Sport, France 2, France O, NRJ12, France 3 e TMC, sendo que todos esses canais estão codificados em Viacess 3.0.

SATMEDIA 28.12.08

Sic garante nova Uefa Europe League por 3 épocas




A Sic garantiu os direitos de difusão livre para território nacional para as próximas 3 épocas da novissima Uefa Europe League,competição essa que vai substituir a actual Taça Uefa já na próxima temporada.
O contracto assinado pela estação de carnaxide com a Uefa contempla um total de 45 jogos durante o contracto,o que perfaz 15 jogos por época.
Com este contracto a Sic espera revitalizar as suas audiencias,já que o futebol é sempre uma arma fortissima no que concerna ao Share.
De recordar que a Sic já detem os direitos de difusão dos jogos em aberto da Taça da liga carlsberg.
Por outro lado há ainda de realçar o facto da Sport Tv ter assegurado a transmissão do pacote de jogos reservados aos canais codificados,tendo obtido os restantes 570 jogos ou seja 190 jogos por época.


SATMEDIA 28.12.08