Tdt já pode começar em todo o país


A Anacom lançou na passada Terça Feira 9 de Dezembro a deliberação onde autoriza a difusão do multiplexer A por todo o Continente e Ilhas.
O Multiplexer A será difundido no canal 67 da banda UHF,estando aliás ja em testes no emissor de Palmela.
A MUX A será operada pela PT e terá como inquilinos a RTP1,RTP2,SIC,TVI e futuramente o Canal5 e um canal HD com o sinal de um dos canais em standard.
Esta Mux é a reservada para os serviços FTA da Tdt Portuguesa,onde se pode assim ver a confirmação de que só teremos 5+1 canais em aberto,ou seja pouco mais que o panorama actual.
No que concerna as restantes 5 Mux serão operadas pela PT em sinal codificado,levando a crer que daí deverá nascer o MEO TDT.
De referir ainda que nas Ilhas a Mux A terá cerca de 6+1 canais,juntando-se assim a Rtp Madeira/Açores aos canais emitidos no Continente.
A Mux A tem arranque oficial previsto para Abril,sendo que até o fim deste mês concluirá a cobertura na zona de Lisboa,passando depois em Janeiro ou o mais tardar Fevereiro a testar noutros emissores do Litoral(Mt Virgem,Lousã,Foia...).
Para finalizar confirma-se a difusão na norma MPEG-4 /H.264,tendo para isso o usuario ter um televisor com tuner digital Mpeg-4 ou ter um receiver tdt mpeg-4 que estão de momento com preço minimo na ordem dos 200 euros.
É preciso ter em atenção que a maioria dos televisores a venda nas wortens,mediamarkts...,só teem tuners Mpeg-2 ou seja não estão habilitados para se poder ver a Tdt nacional,por isso a http://www.satmedia.blogspot.com/ adverte maxima cautela na compra e cuidado com a conversa dos vendedores desses estabelecimentos.

SATMEDIA 15.12.08

0 comentários: