Dvb-s2 começa a impor-se ao Dvb-s


A nova norma Dvb-s2 mpeg-4 está cada dia mais a se impor a norma standard Dvb-s mpeg-2.
A norma Dvb-s2 é conhecida entre nós por ser utilizada pelo operador de pago Meo.
No que concerna a difusão de canais livres o numero de canais nesta norma são ainda dezenas entre os milhares de canais livres via satélite,mas uma coisa é certa nos ultimos meses tem se sentido forte evolução nesta temática,já se estando a notar canais a difundir exclusivamente nesta nova norma,como são o caso de alguns Ucranianos no Sirius4 ou um ou outro Italiano no Atlantic Bird3.
A grande vantagem do Dvb-s2 em relação ao standard Dvb-s é o facto de se poder colocar mais canais por txp usando a mesma compressão,sendo assim possivel colocar 18 a 20 canais com a mesma qualidade de 9 ou 10 no formato standard,tal medida poderá assim a médio prazo dobrar a capacidade de cada satélite e possibilitar por exemplo cada operador alargar a sua oferta sem ter que gastar mais para alugar espaço via satélite.
De momento os receptores estão na generalidade na casa dos 200 Euros ou +,mas já se começa a encontrar alguns bons receivers na casa dos 150 euros.
Com certeza se advinha uma revolução tal como se sucedeu a uns anos no inicio da passagem de analógico a digital standard.

Podem encontrar agora na web um site feito por um colega Espanhol,onde podem consultar toda a info dos canais a emitir actualmente em Dvb-s2 fta via satélite.
Toda a info em :
http://www.nowsat.info/

SATMEDIA 28.12.08

0 comentários: