TDT Já é captável em Santa Maria da Feira

Desde a primeira semana de Julho é possível a recepção de sinais da TDT no norte do Concelho da Feira.
O sinal é proveniente do emissor do Monte da Virgem em Vn Gaia através dos 842MHz do canal C67 na banda V UHF.
O sinal está a ser captado através de uma pinnacle hd sendo que se nota algum arrastamento na imagem,tendo nos começos de Julho se notado muitos cortes no sinal,situação essa que agora parece estar resolvida.
Esta possibilidade de recepção do sinal proveniente do Monte da Virgem poderá dever-se a um aumento de potencia no emissor,dado que entre Abril e Junho nunca foi possível a captação de sinais TDT desse mesmo emissor situado a uns 15 km em linha recta,e que em analógico emite com potencia máxima.
Em termos técnicos a captação está a ser obtida com uma antena UHF alcad de 15 dbs amplificada com um amp. de mastro de 40 dbs,tendo sido obtido uma qualidade/potencia de sinal de 79/100,a antena como é obvio está orientada para Norte para VN Gaia.
Também testei a captação do sinal com uma antena logaritmica de 9dbs amplificada a 25 dbs tendo obtido 64/100 de qualidade/potencia de sinal,sendo de realçar que a Antena está orientada para sudeste ou seja o oposto do Monte Da Virgem,o que mostra que mesmo com a antena orientada para outra localidade é possivel receber sinais com qualidade suficiente,já que aqui só tem o emissor do Monte Da Virgem nas redondezas com TDT,Aveiro fica a 40 km acho improvável que possa vir de lá algo.
Para finalizar também testei captar através de uma simples antena interior do tipo parabólico com 36 dbs de amp,tendo captado sinal de várias direcções sempre entre os 59/100 e os 71/100 de rendimento.
Por isso façam lá os vossos testes que não se arrependerão,vejam só o report fotográfico que fiz...

RTP1 na TDT



RTP2 na TDT



SIC na TDT



TVI na TDT





Emissão Analógica



SATMEDIA 13.08.09

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu moro em Guetim e não consigo captar sinal nenhum do monte da virgem. o k consigo e do emissor Seixo-Alvo, Porto. com uma qualidade de 40-71 muto fraco... s

oportosat disse...

Bem por aqui consigo captar com muita potencia inclusivamente com antenas interiores direcionada para vários lados...

cumpts